AQUI A MATEMÁTICA NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA MATERIAIS DE PREPARAÇÃO EXTRA

 

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

 

Olimpíadas de matemática, um pouco de história.
A Olimpíada de Matemática é uma competição inspirada nos jogos olímpicos, que por sua vez são inspirados nos festivais esportivos que os gregos realizavam na antiga Élida, em honra ao deus Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo.

Principais objetivos das olimpíadas

• Induzir nos jovens o gosto e o prazer de estudar Matemática.
• Estimular o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
• Disponibilizar aos estudantes e professores uma coleção de problemas estimulantes e desafiadores.

A Olimpíada de Matemática é uma disputa entre os jovens, de caráter intelectual, um torneio onde as armas dos participantes são: a inteligência, a criatividade, a imaginação e a disciplina mental.
Na Olimpíada de Matemática, os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em três níveis, que são:

• Nível I - Ensino Fundamental - 6° e 7° anos
• Nível II - Ensino Fundamental - 8° e 9° anos
• Nível III - Ensino Médio

Na Olimpíada de Matemática os estudantes concorrem experimentando o prazer de resolver problemas intrigantes. Este tipo de atividade intelectual, que valoriza a competência e o saber, é uma demonstração de civilidade e avanço cultural. A história da humanidade comprova que as sociedades mais desenvolvidas têm cultivado esse sentimento de respeito pelas vitórias do espírito.

A realização de Olimpíadas de Matemática no mundo é um acontecimento que data do século dezenove. A primeira Olimpíada de Matemática ocorreu no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria, em 1894, em homenagem ao Ministro da Educação da Hungria, Jósef Kürschák, Professor de Matemática, membro da Academia de Ciências da Hungria e do Instituto Politécnico da Universidade de Budapeste. Essa idéia salutar foi disseminada pelo resto da Europa e para todo o mundo.

Desde 1959, acontece, anualmente, sempre em um país diferente, a Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad - IMO). O Brasil tem participado da IMO e obtido, através de seus jovens, diversas medalhas de ouro.

Existe também, desde 1985, patrocinada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática. Nessa Olimpíada, o Brasil já conquistou, ao longo dos anos, medalhas de ouro, prata e bronze.
Acontece também, anualmente, sempre em um país diferente, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, envolvendo estudantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Brasil participa, também, das Olimpíadas de Maio, patrocinada pelo Centro Latino-americano de Matemática e Informática (CLAMI) e pela Federação de Competições de Matemática. Esta competição está dividida em dois níveis: estudantes com idade menor do que 13 anos e estudantes com idade menor do que 15 anos e maior do que ou igual a 13 anos. O concurso é aplicado nas escolas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Paraguai e Venezuela.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Matemática - SBM promove, anualmente, desde 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, através da Comissão Brasileira de Olimpíadas de Matemática, coordena a participação de estudantes brasileiros em competições internacionais.

Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão da ex-Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande, executada desde 1983, pelo Departamento de Matemática e Estatística do Centro de Ciências e Tecnologia, Campus Campina Grande.

Pensando na melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas de todo o País, o MEC juntamente com a SBM e IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) estão promovendo e organizando desde 2005 a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A cada ano são premiados inúmeros alunos de diferentes estados, bem como professores e escolas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Genailson Fernandes da Costa

genailsonmatematica@gmail.com,genailsonprofmatematica@hotmail.com

Endereço: Rua do Sol, 749
Bairro: Santa Rosa
Cidade: Campina Grande - PB
CEP: 58416-540

(83)3341-0783

Pesquisar no site

       CUBO EM MOVIMENTO

CUBOCTAEDRO ROMBITRUNCADO

Enquete

Você acha que a matemática é a disciplina mais difícil do colégio ?

   ÁREA DE UM RETÂNGULO INSCRITO EM UM TRIÂNGULO  

 

GIRANDO UMA SUPERFÍCIE

INTERSECÇÕES COM PLANO HORIZONTAL E  CURVAS DE NÍVEL DO PARABOLÓIDE  HIPERBÓLICO

     

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!